AML e Mouchão da Póvoa



O Geografismos apresenta-se com outras vestes [texto redigido no Verão de 2004]. No cabeçalho optei por inserir uma montagem de diversas imagens de satélite, em espectro vísivel, obtidas em 2 de setembro de 2000 e onde podemos observar parte da AML-Norte, numa área compreendida entre o Mouchão da Póvoa, Póvoa de Santa Iria, Montachique e Almargem do Bispo (os arredores a norte de Lisboa).







A AML - Área Metropolitana de Lisboa é uma região litoral. Nos seus 3128 km2 (3,3% do território continental de Portugal) reside 27% da população de Portugal continental (os censos de 2001 registaram 2 662 949 habitantes). Possui dois grandes estuários: o Tejo (um dos maiores da Europa, com 325 Km2) e o Sado; e cinco áreas protegidas, integradas na Rede Natura 2000, nomeadamente: a Reserva Natural do Estuário do Sado; a Reserva Natural do Estuário do Tejo, o Parque Natural da Arrábida, a Paisagem Protegida da Costa da Caparica e o Parque Natural Sintra/Cascais. Caso tenham um excesso de curiosidade podem visitar o ÁREA METROPOLITANA DE LISBOA que inclui um breve atlas geográfico da região [ ver ATLAS DA AML ].







Mouchão, s.m. terreno arborizadio e um tanto elevado, em meio de lezírias; pequena ilha nos rios ou à beira-mar, formada pela acumulação de aluviões. (do lat. hisp. *mutulõne-, de mutülus, «cabeça saliente de viga»).
[in Dicionário da Língua Portuguesa, Porto Editora]





Mouchão da Póvoa. É a ilha que surge na parte direita da imagem do cabeçalho. Quem costuma sair de Lisboa pela A1 pode reparar nesta pequena «ilha do tejo» quando passar por Póvoa de Santa Iria. Este mouchão pertence à Reserva Natural do Estuário do Tejo que inclui a quase totalidade das zonas entre-marés do estuário, assim como os mouchões de Alhandra e do Lombo do Tejo; os quais conferem ao rio uma configuração deltaica. Nesta secção do Tejo os terrenos com cotas entre os 0 e 3 metros dominam o relevo e são resultado da sedimentação de aluviões modernos. Como curiosidade: no estuário a altitude máxima é 11 metros e a profundidade máxima de 10 metros.